24 de novembro de 2013

Vivências poéticas na literatura de Rabindranath Tagore e de Cecília Meirelies

As cores ultrapassam o sentido de percepção visual, sendo elas expressas também em produções literárias e filosóficas. Como símbolo da literatura hindu, Rabindranath Tagor, manifesta em suas produções literárias e filosóficas a história e a filosofia oriental. Para pensar nisso, o artista envolve suas origens, vida familiar, tradição milenar de seu povo, relação intrínseca com divindade, cores, movimentos, sabores, sentimentos, entre outros.

Em "Vivências poéticas na literatura de Rabindranath Tagore e de Cecília Meirelies: aspectos filosóficos, religiosos e culturais do oriente", tese de mestrado em Letras, com ênfase linguagem interação e processos de aprendizagem, de Rosangela Maria Zilodo do Centro Universitário Ritter dos Reis–UNIRITTER.  A tese aborda: "A concepção filosófica de Tagore era estreitamente relacionada a sua obra poética. Apresente dissertação trata da obra poética e das vivências de Rabindranath Tagore, apresentando informações acerca da história, da filosofia, da religião e da cultura indiana de onde emerge a obra do autor, Prêmio Nobel de Literatura em 1913. Analisam-se poemas em que o conceito de epifania pode ser verificado, que mantêm interlocução com o sagrado, entendido como a natureza e a própria imagem divina. Verifica-se, assim, o seu diálogo com o livro sagrado dos Vedas e com os Upanishads, bem como suas propostas na área da educação. Ao tratar dos Upanishads, observa-se o interesse de Cecília Meireles por essa obra, e como a poeta brasileira, que visitou a Índia, sofreu influências significativas de Tagore em sua produção poética."


Olhe mais, saiba mais: sobre vivências poéticas na literatura de Tagore e Meireles, acesse Tesedemestrado
Ou...
Quer saber mais sobre linguagem interação e processos de aprendizagem na escola? Acesse Literar: revista sobre a literatura infantil na escola.